Auxílio esporte escolar: o que é e quem tem direito?
O auxílio esporte escolar é um dos nove benefícios ligados ao Auxílio Brasil. Isso significa, portanto que, para ter acesso a este benefício, é preciso que os atletas escolares integrem as famílias que recebem o Auxílio Brasil. Trata-se, portanto, de um incentivo, por parte do Governo Federal, que visa a estimular tanto o esporte, nas escolas, tanto a integração das famílias. Afinal, muitos dos nossos atletas brasileiros, sobretudo do mundo da luta, levam o nome do Brasil para o mundo hoje por terem sido produtos, antes, de programas e projetos sociais. Portanto, investir no esporte e na família é investir no futuro!
Se você quiser saber mais a respeito do auxílio esporte escolar, confira este artigo até o fim e tire todas as suas dúvidas!
Quem tem direito ao auxílio esporte escolar?
Para ter direito ao benefício do auxílio esporte, é preciso cumprir alguns requisitos, sendo o principal deles o recebimento do Auxílio Brasil pela família do atleta escolar. Além disso, o atleta escolar, ou seja, o estudante, precisa ainda ser destaque nas competições de que participar. Vale pontuar aqui que essas competições têm de ser oficiais do sistema de jogos escolares do Brasil. Por fim, o destaque fica garantido com as competições vencidas ou desde que o atleta fique no pódio. Aqui contam-se tanto as modalidades individuais quanto coletivas.
Ah, aqui vale lembrar que há um limite de idade para esses atletas. Isso porque o auxílio escolar esportivo somente é pago aos atletas escolares que tenham entre 12 e 17 anos incompletos.
Qual valor do auxílio esporte escolar?
São dois valores que integram o auxílio. Primeiro, o valor regular de parcelas mensais de R$ 100,00 reais, pagas a cada atleta. São 12 parcelas ao total. Segundo, a família do estudante atleta recebe uma parcela única de R$ 1.000,00 reais.
Se a família tiver mais de um integrante atleta?
O benefício, neste caso, é individual. Ou seja, para cada estudante atleta em casa, um auxílio esporte escolar.
Como realizar o pedido do benefício?
Como o auxílio esportivo é vinculado ao Auxílio Brasil, é preciso inserir os dados dos integrantes da família no Cadastro Único. Para ter mais informações a respeito, você pode entrar em contato com o Ministério da Cidadania, cujo número é 121, a fim de saber se tem direito. Além do contato telefônico, é possível ainda buscar mais informações nos aplicativos do Auxílio Brasil e do Caixa Tem.