Bolsa Verde: Conheça mais um programa social
Voltando a falar sobre os Programas Sociais do governo, vamos conhecer o Bolsa Verde, criado ainda no governo Dilma em 2011?
Vamos então conhecer mais sobre ele? Anote todos os detalhes e confirme se tem direito a receber o benefício.
Bolsa Verde: O que é e como funciona?
O Bolsa Verde é um programa social, pago pelo Governo Federal, que tem a principal função de auxiliar as famílias de extrema pobreza, incluindo-as na sociedade.
Ela, basicamente funciona como o Bolsa Família, mas um pouco mais completo!
O programa, tem a função de unir a preservação do meio ambiente e ainda, subsidiar recursos para as famílias de baixa renda.
O valor disponibilizado, serve para que as pessoas em condições de vulnerabilidade econômica trabalhem em prol da conservação ambiental.
Até então, cerca de 100 mil pessoas já foram beneficiadas com o programa, das quais as famílias inscritas no projeto, contribuem para o uso sustentável do meio ambiente, da qual usufruem de forma respeitosa os recursos e também conservam as reservas, contribuindo para a proliferação das espécies e perpetuação dos ambientes naturais.
Mas claro que, assim como qualquer programa social, a inscrição exige que o interessado cumpra algumas regras.
Veja mais detalhes a seguir e saiba quem tem direito e qual o valor do Bolsa Verde 2022!
Quem tem direito ao Bolsa Verde?
Quem pode se inscrever no programa? Bem, essa é simples!
Para se inscrever no programa, é necessário sobreviver perto de áreas de conservação ambiental e de famílias que fazem o uso consciente dos recursos naturais.
Mais quais seriam essas áreas de conservação? Veja algumas delas!
- Locais onde tenham espécies nativas de fauna e flora;
- Ribeirinhas;
- Pesca com sustentabilidade;
- Manejo Sustentável.
E muitos outros!
O projeto Bolsa Verde 2022 disponibiliza até então, uma ajuda de custo de R$ 300 as famílias inscritas e para entrar no programa, além de residir em torno da conservação tem que ser inscrito no CadÚnico do Governo Federal.
Além disso, é preciso estar em situação de extrema pobreza e assinar um documento disponibilizado junto aos CRA’s demonstrando interesse em participar do programa.
Como se inscrever no Programa?
Assim como todos os outros programas sociais, para ter direito de receber as parcelas, é necessário, primeiramente, estar inscrito no Cadastro Único.
No qual, o questionário – CadÚnico – será o responsável por compilar as informações entregues junto ao CRAS e comprovar a veracidade dos dados.
Para manutenção do programa e evitar surpresas futuras, os dados cadastrais precisam estar em dia com o sistema CadÚnico Bolsa Família 2022.