EMPREENDEDORISMO

Como escolher um negócio bom para você? Confira nossas dicas!

Passos essenciais para escolher o negócio ideal para empreender

Saiba como escolher um negócio, alinhado aos seus interesses e habilidades
Um guia prático para selecionar um negócio alinhado aos seus interesses e habilidades

Há muitas pessoas que pensam em empreender, mas não sabem exatamente como escolher um negócio. E realmente não é nada fácil! Isso porque essa escolha envolve diversos fatores, para além da vontade de montar um negócio. São inúmeros critérios que devem ser levados em consideração na hora de aplicar sua energia e seu dinheiro em um negócio.

Neste artigo, você vai descobrir o que levar em consideração na hora de escolher um negócio bom para você, um negócio que realmente se enquadre no seu perfil e assim possa prosperar. Ou seja, se estiver pensando em abrir um, leia até o fim!

O que levar em consideração na hora de escolher um negócio para você

1. Anote o que lhe interessa fazer

Antes de mais nada, o primeiro passo para escolher um negócio para você é anotar ideias do que você tenha interesse em fazer. Por exemplo: você gostaria de trabalhar com comida? Como se imagina fazendo isso? Você prefere trabalhar em casa sozinho ou com pessoas? Qual público lhe agradaria mais servir?

Pensando assim, você conseguirá listar seus interesses com base na sua personalidade, o que lhe adianta boa parte do caminho. Isso porque evita que você cometa erros relacionados à incompatibilização entre o que você escolheu fazer e o que realmente gosta de fazer.

2. Estude o mercado que você escolher

Agora, o próximo passo para saber como escolher um negócio é estudar o mercado com o qual você se identificou. Isso é muito importante, afinal, não adianta oferecer um produto o qual nem ao menos tem sido procurado. E o que significa estudar o mercado? Conhecer suas práticas, seus custos – fixos e pré-operacionais – sua concorrência, etc. Ou seja, tudo o que envolve a realidade gerencial e financeira do mercado. Com esse mapeamento, você terá condições de prosseguir ao passo seguinte.

3. Liste seus custos de abertura do negócio

Depois de escolher sua área de interesse e estudar o seu mercado, é hora de listar os custos de abertura da sua empresa. Para isso, contate um escritório de contabilidade, a fim de realizar o orçamento de que você precisa para projetar o capital inicial necessário para abrir a sua empresa.

4. Avalie seus pontos fortes e fracos

Este é um ponto muito importante e precisa ser considerado na hora de escolher um negócio bom para você porque é preciso saber, exatamente, como sua empresa vai entrar no mercado.

Conhecendo a concorrência e suas práticas, já é possível avaliar a si mesmo, a fim de mapear seus pontos fortes – que te colocam em posição superior aos demais – e seus pontos fracos, que podem representar barreiras à sua entrada no mercado.

5. Realize seu planejamento financeiro

Agora que você já sabe de quanto vai precisar para entrar no setor do negócio que você escolheu, é hora de fazer seu planejamento financeiro. Para isso, considere os custos totais com funcionários, estrutura, manutenção, pró-labore, capital de giro, marketing etc. Depois de listar os custos, projete as entradas, o que será possível se você conhecer tiver realmente estudado o mercado, pois só assim conhecerá a sua concorrência.

Dica de ouro para empreendedores iniciantes

A maior parte das pessoas quer escolher um negócio e atuar nele, mas acabam ignorando certas práticas burocráticas relevantes ao sucesso do negócio. A principal delas é a regularização da empresa. Por isso, na hora de escolher um negócio em que atuar abra-o legalmente, contando com a instrução de um escritório de contabilidade.

E aí, você conseguiu escolher um negócio? Esperamos que com as nossas dicas, você possa ter encontrado qual a melhor opção de negócio para você! Então deixe seu comentário!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo