INVESTIMENTOSDINHEIROECONOMIAEDUCAÇÃO FINANCEIRA

Cuidados ao investir em ações

Os cuidados ao investir em ações estão ligados à necessidade de não se precipitar em face deste universo que, para muito gente, é absolutamente novo e desconhecido. Isso porque a prática de investir na Bolsa de Valores não é – e nunca foi – um hábito entre os brasileiros. Por aqui, sequer somos ensinados a ter educação financeira para finanças pessoais, imagine educação para investimentos.

Por conta de toda essa falta de familiaridade, é preciso tomar alguns cuidados ao investir em ações. Afinal, trata-se, realmente, de um universo complexo, cujo conhecimento acerca dele é complexo também. Logo, nem todo mundo está a fim de obtê-lo e resolve sair comprando ações, mesmo sem ter a menor noção do que, na prática, isso significa.

Se você, então, deseja entrar neste universo de ações e investimentos na bolsa, confira, neste artigo, alguns cuidados que você deve ter ao investir em ações!

5 cuidados ao investir em ações

1. Conheça o seu perfil de investidor

Um dos primeiros cuidados ao investir em ações é conhecer a si mesmo. Isso porque – se você não sabe, fique sabendo – a própria corretora de ações precisa classificar o seu perfil, a fim de te oferecer os produtos. E como ela faz isso? Realizando alguns perguntas que visam a descobrir, por exemplos, suas pretensões de retorno (prazos e quantidades); seu nível de tolerância a riscos e perdas, etc. Com isso, é possível criar o seu perfil de investidor que, geralmente, varia entre estes aqui: Conservador / Moderado / Arriscado ou Arrojado.

2. Procure ter conhecimento acerca de cada produto

Antes de sair por aí investindo em ações, é preciso saber o produto no qual você está investindo. Uma das vantagens de investir em ações de empresas, por exemplo, é poder fazer parte dela, aplicando pouco dinheiro. Mas você precisa, antes de qualquer coisa, conhecer qual o produto desta empresa, quanto e quando ela paga os dividendos, etc. Portanto, pesquise!

3. Pesquisa e escolha uma corretora de sua confiança

Atualmente, como o mercado de ações tem se popularizado bastante, no Brasil, há muitas corretoras de ações. Inclusive, há bancos digitais que já oferecem serviços de corretagem, como é o caso do C6 e do Nubank, por exemplo. Ou seja, pelo próprio aplicativo desses bancos, é possível realizar a compra e a venda de ações. Mas, é óbvio, há diversas outras corretoras que são só corretoras, como a Toro Investimentos, a Ativa, a Rico, a XP, etc. 

4. Não se iluda com facilidades que se vendem por aí

Como este universo de investimentos é muito complexo, é comum que pessoas despreparadas – principalmente aquelas que amam um atalho – acabem caindo no conto do vigário. Afinal, o que não falta por aí é gente fazendo mil e uma promessas de grana fácil, não é mesmo? Portanto, desconfie! Seja crítico e, mais uma vez, pesquise. A dica de outro aqui, neste tópico específico sobre cuidados ao investir em ações, é: tudo, absolutamente tudo na vida, tem ônus e bônus.

5. Saiba qual o seu objetivo

Por fim, mais um importante ponto dos cuidados ao investir em ações é conhecer o seu objetivo, saber, portanto, onde você quer chegar. Isso significa responder a perguntas do tipo: Você investe pensando no agora ou no futuro? Você seja ser um investir mesmo ou só vai aplicar o que sobra no fim do mês? Com essas respostas, você pode ter clareza sobre onde quer estar.

E aí, o que achou deste artigo sobre cuidados ao investir em ações? Foi útil para você? Então, deixe seu comentário!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo