Eleições Presidenciais
As Eleições são eventos muito importantes em qualquer sociedade do mundo, não é mesmo? Por isso, neste artigo, traremos mais detalhes sobre as Eleições Presidenciais, previstas para ocorrer no final do ano.
Confira!
Para que servem as Eleições Presidenciais?
Bom, como o próprio nome diz, as Eleições Presidenciais, são os votos populares para escolher o presidente de uma nação – neste caso – no qual, estará a mando do país por 4 anos e claro, toda a equipe de apoio ao presidente.
Isso ocorre em países que adotam o presidencialismo como forma de governo.
Então, vamos falar mais sobre as Eleições Presidenciais? Veja mais detalhes, abaixo!
Quando será as votações?
O primeiro turno das Eleições, está previsto para ocorrer no dia 2 de outubro, primeiro domingo no mês.
Caso seja necessário, votação do segundo turno, o retorno às urnas ocorre quatro semanas depois, em 30 de outubro, último domingo do mês.
O segundo turno é realizado quando nenhum candidato a presidente e/ou governador atinge a maioria absoluta dos votos — mais da metade dos votos válidos, ou seja, desconsiderando os brancos e nulos.
A votação começará às 8h e terminará às 17h, quando serão impressos os boletins de urna, por isso, dirija-se a sua região eleitoral neste período e atente-se aos atrasos.
Como são as votações nas eleições ?
Para que você esteja preparado para as Eleições deste ano, separamos abaixo, alguns tópicos que podem te ajudar neste processo, começando pela ordem de votação.
Confira!
Primeiro Turno:
1º – deputado estadual ou distrital (cinco dígitos);
2º – deputado federal (quatro dígitos);
3º – senador (três dígitos);
4º – governador (dois dígitos);
5º – presidente da República (dois dígitos).
Anote os números dos seus candidatos e não se esqueça de nenhum deles!
Segundo Turno (caso necessário):
1º – governador (dois dígitos)
2º – presidente da República (dois dígitos)
Quais são as consequências para quem não vota?
Como sabemos, as Eleições são obrigatórias e também, são um direito de qualquer cidadão. Porém, o voto é facultativo no Brasil para pessoas de 16 a 18 anos, com mais de 70 anos ou analfabetos.
Caso contrário, quem descumprir a regra pode sofrer sérias sanções caso não regularize a situação junto à Justiça Eleitoral.
A nossa legislação, determina aplicação de multa – cujo valor varia de 3% a 10% do salário-mínimo para cada turno de ausência, sem justificativa – sobre o eleitor que não comparecer à votação e não justificar ausência dentro de 60 dias após a realização do pleito.
Neste caso, se não houver provas de que o cidadão votou na última eleição, pagou a respectiva multa ou de que se justificou devidamente, o eleitor sofrerá uma série de impedimentos até a regularização de sua situação perante a Justiça Eleitoral.
Veja quais são eles:
- O cidadão estará impedido de inscrever-se em concursos ou provas para cargos ou funções públicas;
- Receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou para estatal, bem como fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição;
- Participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos Estados, dos Territórios, do Distrito Federal ou dos Municípios, ou das respectivas autarquias;
- Obter empréstimos nas autarquias, sociedades de economia mista, caixas econômicas federais ou estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos;
- Obter passaporte ou carteira de identidade;
- Renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;
- Praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.
E muitos outros!
Então, acho que você não vai querer o risco de sobre alguns impedimentos legais, não é mesmo?
Por isso, anote as datas, horários, números dos candidatos que deseja votar e não perca os prazos!
Aproveitando… Comenta aqui para nós, qual candidato você acha que ganhará as Eleições presidenciais. Nós vamos adorar saber!