DOCUMENTAÇÃOEMPREENDEDORISMOGESTÃO

Emissão de notas fiscais

Emissão de notas fiscais por meio de sistema financeiro integrado à prefeitura vale a pena? Confira vantagens!

A emissão de notas fiscais é uma obrigação contábil-financeira de uma empresa regular, pelo que é fundamental saber como fazer. E mais: saber como fazer da maneira mais prática. Afinal, a rotina de um empreendedor exige que se encontre formas práticas de se realizar obrigações gerenciais.

A maior parte das empresas acabam adotando um sistema financeiro integrado com o sistema de emissão de notas fiscais da prefeitura local. Mas será que isso realmente vale a pena?

Bom, o custo-benefício vai ser difícil apurar, já que a precificação por esse tipo de serviço pode variar muito conforme área de mercado em que se atua e a localização física da empresa. Mas apurar os benefícios é possível.

Pensando nisso, selecionamos para você algumas vantagens de ter um sistema financeiro integrado ao sistema de emissão de nota fiscal da prefeitura. Confira!

Vantagens de fazer a emissão de notas fiscais por meio de sistema financeiro

Otimiza o tempo

Uma das principais vantagens de utilizar um sistema financeiro para fazer a emissão de forma automática é, sem dúvida, a otimização do tempo. Isso porque preencher manualmente notas fiscais demanda muito tempo, sobretudo se o seu negócio for grande.

Portanto, se focar na atividade principal fizer parte do planejamento estratégico da sua empresa, então talvez seja interessante para você investir na automação da emissão de notas fiscais.

Reduz as chances de erro

O preenchimento manual das notas fiscais está suscetível a inúmeros erros, como todo processo envolvendo a atividade humana está. Para reduzi-los consideravelmente, contratar um sistema financeiro, que realize a emissão de notas fiscais automaticamente, pode ser uma boa. Afinal, o sistema financeiro é todo ajustado com base na configuração de imposto da sua empresa.  

Promove organização

Organização é uma característica de toda empresa próspera, pode reparar. Há inúmeras formas de promover a organização contábil-financeira da empresa, mas a sua relação com a emissão de notas fiscais tem a ver com armazenamento. Isso porque, quando se tem um sistema financeiro realizando a emissão de notas fiscais de forma integrada com o sistema da prefeitura, todo o histórico fica registrado dentro do próprio sistema.

Com isso, elimina-se a necessidade de ter pastas físicas ou mesmo virtuais, cuja organização depende da intervenção humana, que, como já falamos, pode falhar.

Reduz custos

O processo de emissão envolve diversas etapas. Para se ter uma ideia básica, esse processo envolve: o preenchimento da nota (que dá um trabalho danado!), a emissão propriamente dita (que ocorre no site da prefeitura) e o envio da nota ao cliente, em alguns casos.

Fazer tudo isso, sobretudo considerando o volume de notas fiscais a serem emitidas, demanda a atuação de um departamento, no mínimo. Ao utilizar um sistema financeiro que faz isso automaticamente de forma integrada com o sistema da prefeitura, a empresa praticamente elimina a necessidade de funcionários para realizar essa função.

E aí, contratar um sistema financeiro para realizar a emissão de notas fiscais de forma integrada com o sistema da prefeitura?

As vantagens de ter um sistema que faça tudo isso são, evidentemente, indiscutíveis. Isso porque essas vantagens trazem inúmeros benefícios que acabam contribuindo diretamente com o desenvolvimento da empresa.

Portanto, o que você, empreendedor, precisa considerar é se o custo compensa em relação aos benefícios. E essa análise deve levar em consideração a realidade gerencial, financeira, contábil e operacional da sua empresa.

O que acha da emissão de notas fiscais feita via sistema financeiro integrado com o sistema da prefeitura? Deixe seu comentário!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo