Empreendedorismo e inovação
Empreendedorismo e inovação: a dupla de sucesso
Falar em empreendedorismo e inovação, nos dias atuais, é, basicamente, falar sobre sucesso. Isso porque os dois formam a síntese perfeita do sucesso. Assim, se você estiver interessado ou interessada em trilhar este caminho, confira neste artigo, as principais dicas de como fazê-lo. Venha conosco!
O que é empreendedorismo?
Antes de falarmos sobre o porquê de a combinação ser a fórmula do sucesso, é preciso definir os conceitos, não é mesmo? Começando do começo: o que é empreendedorismo?
Em síntese, empreendedorismo é um conjunto de ações direcionadas a identificar problemas, a fim de investir no desenvolvimento de uma solução para eles. O espaço entre a identificação do problema e a criação da solução é que se pode chamar de oportunidade.
O que é inovação?
Já a inovação é, basicamente, a capacidade de romper com padrões anteriores, a fim de melhor atender às demandas do mercado e da sociedade, que mudam a todo momento. Por isso, toda inovação é, antes de tudo, uma capacidade de se antecipar.
Qual a relação entre os dois?
Agora que você já sabe o que é, vamos falar sobre a relação entre eles. Veja bem. A relação entre empreendedorismo e inovação é uma relação necessária e integrativa.
Necessária porque não é apenas com base nessa relação que uma empresa tem, de fato, condições de ser grande. E integrativa porque falar sobre inovação pressupõe falar sobre empreendedorismo, já que esta é uma de suas características.
Logo, é possível dizer que toda inovação contém empreendedorismo e todo empreendedorismo (de sucesso) contém inovação. Por isso, diz-se que empreendedorismo e inovação são a dupla do sucesso.
Então, sendo assim, vamos descobrir como fazer para unir os dois, não é mesmo?
Como unir empreendedorismo e inovação: confira dicas
– Construir um ambiente interno que incentive a inovação
– Conter com um time de pessoas criativas
– Mapear, periodicamente, as oportunidades de mercado
– Promover reuniões para fomentar a discussão de ideias
– Ter objetivos e metas bem definidos
– Rastrear as necessidades do mercado e da sociedade
– Entender o conceito de valor para o cliente
Perceba que todos esses passos, se seguidos corretamente, não podem gerar outra coisa, senão sucesso. Isso porque o mindset voltado para a inovação é uma das maiores vantagens competitivas que uma empresa pode ter. Afinal, quanto mais inovadora for uma empresa, maior sua competitividade.
Veja os principais benefícios de unir empreendedorismo e inovação
Como falamos acima, quanto mais inovadora uma empresa for, maior será sua capacidade competitiva, ou seja, melhor será sua posição no mercado. E isso traz consigo uma série de benefícios. Veja alguns abaixo:
– Aumento da demanda
– Diferenciação competitiva
– Redução de custos (pela eficiência de processos)
– Aumento da competência (quanto mais se inova, mais se sabe inovar)
– Crescimento da lucratividade pelo alto valor agregado
Usufruir desses benefícios é o que leva uma empresa ao caminho da prosperidade. Afinal, no nível de globalização em que estamos hoje, é preciso estar constantemente antenado, a fim de nos anteciparmos, tanto a problemas quanto a oportunidades.
E a melhor forma de fazer isso, efetivamente, é, sem dúvidas, unir empreendedorismo e inovação!
E você, empreendedor? Já está unindo empreendedorismo e inovação por aí? Deixe seu comentário para a gente!