Empreender na crise
Empreender na crise não é para qualquer um. Diz-se, aliás, que há dois tipos de pessoas em um momento de crise: as que sofrem com a crise e as que lucram com a crise. É que, a depender da sua posição socioeconômica, você não possa escolher de qual grupo fazer parte. Mas, se você tiver condições e vontade de trabalhar, saiba que, em toda crise, há uma oportunidade.
Mais recentemente, por exemplo, vimos a pandemia da Covid-19 transformar costureiras em empreendedoras, fabricando centenas de máscaras a custos acessíveis para a população. Viu só? Empreender na crise é, perfeitamente, possível. Mas é claro que não fácil. Trata-se de um verdadeiro desafio! E é para te ajudar a superar esses desafios que reunimos, neste artigo, 5 dicas de como empreender na crise. Confira!
5 dicas de como empreender na crise
1. Planejamento e organização financeira
Você vai precisar de planejamento e organização financeira para fazer, praticamente, tudo. Se quiser que dê certo, é claro! Para empreender na crise, então, você irá precisar planejar cada passo do seu negócio e organizar suas finanças direitinho. Para isso, não abra mão do controle! Anote as entradas e saídas, faça o controle do seu fluxo de caixa, não confunda finanças pessoais com as finanças do negócio e você verá que seu empreendimento, na crise, será até mais rentável do que seria em um contexto normal.
2. Não tenha medo de inovar
Outra dica importantíssima quando se trata de como empreender na crise é ter visão do novo. Antecipe-se! Muitas pessoas, por medo de inovar, acabam dando andando em círculos em seu negócio, o que prejudica seu crescimento e transforma a estabilidade em estagnação. Portanto, na hora de empreender na crise, inove!
3. Atente-se a produtos essenciais
Em um contexto de crise, há produtos e serviços que ficam de lado pelos consumidores. Sabendo disso, avalie o seu contexto e mire nos essenciais! Por exemplo, comida é essencial, afinal, mal ou bem, as pessoas sempre vão comer. Assim, se você gostar de cozinhar, seja salgado ou doce, empreender com comida pode ser um excelente caminho.
4. Estabeleça parcerias frutíferas
Na crise, todo mundo se ajuda. E é assim que dá certo, é assim que as pessoas vivem e sobrevivem. No âmbito do empreendedorismo, não é diferente! Aliás, é ainda mais importante estabelecer parcerias quando se vai empreender na crise. Isso, inclusive, agrega ainda mais valor ao seu serviço ou produto. Portanto, depois de se planejar financeiramente e de definir o seu nicho, procure por parcerias que queiram crescer junto com você.
5. Divulgue seu produto ou serviço na internet
A internet, hoje em dia, é uma ferramenta indispensável para o crescimento de qualquer negócio. Para empreender na crise, então, ela é mais imprescindível ainda! Portanto, ao criar o seu negócio em um contexto crítica, crie um perfil dele em uma rede social e comece a divulgar o seu serviço ou produto. Inclusive, avalie também contar com parcerias de divulgação com o Ifood.