Finanças entre casais: 5 dicas para gerir melhor
O assunto de finanças entre casais tende a ser dos mais complicados de uma relação. Isso porque lidar com dinheiro é algo que cada um aprende de um jeito. E, convenhamos, a cultura de educação financeira em nosso país não é muito forte, não é? Por isso, é muito comum casais terem problemas, no relacionamento, por causa de diferenças na hora de lidar com as finanças. Pensando nisso, selecionamos 5 dicas de como melhor gerir as finanças entre casais. Confira!
5 dicas para gerir melhor as finanças entre casais
1. Anotar as despesas comuns
O primeiro passo de toda gestão de finanças, seja individual, de casal, ou empresarial, é a organização. Assim, a fim de melhor gerir as finanças comece organizando. Discrimine, uma a uma, cada despesa comum entre o casal.
2. Dividir as despesas em comum
Depois de organizar as despesas comuns do casal, o próximo passo é dividi-las. Dividir é fundamental para não gerar desgastes, como um ter mais e outro ter menos em razão dos gastos em comum. Portanto, divida!
3. Ter uma reserva comum
Para que a gestão das finanças entre casais tenha sentido é fundamental não só anotar e dividir as despesas comuns. Uma das principais funcionalidades disso é conseguir ter uma reserva de emergência em comum. E como fazer isso? Inserindo lá nas despesas em comum um valor para fins de reserva. Isso mesmo: trate o valor que será guardado como despesa, porque isso facilita a criação do hábito de guardar.
4. Ter uma reserva individual
Eu sei que o amor é lindo e tudo mais, mas sabe aquela história de “não importa o quanto você o ame, nunca construa no terreno da sogra”?! Pois, então… ter uma reserva de emergência em comum é fundamental até para desenvolver o senso de parceria no relacionamento. Mas ter uma reserva individual é uma questão de preservar a própria individualidade, da qual, aliás, nunca devemos abrir mão.
5. Ter planos
Além de ser ideal para unir o casal, ter planos é muito importante para finanças entre casais. Isso porque, seja por uma casa própria, por um carro, por uma viagem ou, enfim, por um filho, ter um plano irá desenvolver, em ambos, o senso de união e responsabilidade. Tá achando que o seu dinheiro e o do seu amor está indo embora com fast food e outras besteiras? Tenham um plano! Porque é ele que irá constranger vocês na hora que quiserem gastar com futilidades.