Vida de Freelancer
Principais passos de como começar
Trabalhar por conta própria e ter suas próprias flexibilidades para até um sonho, não é mesmo? Portanto, para complementar nosso artigo anterior sobre ganhar a vida sendo freelancer, que você pode conferir clicando neste link, que tal agora, conhecer algumas dicas infalíveis de como se tornar um freelancer próspero e ganhar dinheiro com isso?
Pois bem, cientes dessa necessidade, fizemos este artigo exclusivo com todos os detalhes para você se tornar um freelancer de sucesso.
Confira!
Primeiros passos para se tornar freelancer
Então, vamos logo assunto e aprender, de uma vez por todas, o passo a passo para se tornar um freelancer de sucesso e claro, ganhar dinheiro com isso? Acompanhe!
Identifique seu potencial e o que gosta de fazer;
Todos nós temos talentos, facilidades em algumas áreas ou conhecimentos, não é mesmo? Nesse sentido, saber identificá-los e ter em mente que o seu conhecimento tem valor, é o primeiro passo.
Dito isso, estabeleça que tipo de trabalho você poderia oferecer como freelancer. Se você gosta de escrever, que tal fazer posts para blogs ou sites? Se você gosta de arrumar os computadores da família, por que não fazer disso um negócio?
Enfim, o primeiro passo é identificar o que você gosta e sabe fazer e a partir disso, buscar quem não tem o seu conhecimento e aceite pagar pelo seu serviço.
Faça uma pesquisa prévia da sua área de atuação;
Para saber como começar e quanto cobrar, faça uma pesquisa na internet relacionada aos serviços que você pretende oferecer.
Atualmente, há diversas plataformas online que oferecem trabalhos de freelancer e esse pode ser um bom começo.
Dessa forma, você saberá como está a concorrência, os valores praticados e como os profissionais fazem o negócio acontecer.
Dica de plataformas que você pode se inscrever para começar a ser freelancer: 99Freelas, GetNinjas, Fiverr, Workana e muitos outros!
Cadastra-se e comece a praticar!
Primeiros passos para os primeiros Jobs;
Para conseguir bons clientes você precisa construir um histórico de trabalhos para mostrar o que já fez e é capaz de fazer.
Por isso, é preciso começar de algum lugar e o melhor lugar é o seu círculo de relacionamento, na qual inclusive, pode ser necessário trabalhar de graça para construir um portfólio.
Além disso, o relacionamento é tudo para um freelancer bem-sucedido.
Portanto, uma dica excelente é começar oferecendo o seu trabalho para amigos, conhecidos e profissionais que atuam em empresas em que você já trabalhou.
Organize a casa para começar bem;
Muitos freelancers trabalham sem emitir notas fiscais e assim não pagam imposto, o que pode funcionar para alguns.
Porém, empresas sérias e idôneas só fecham um projeto com freelancer que emite nota fiscal, sendo assim, pode ser relevante abrir um MEI para emitir nota.
E para ter mais detalhes sobre isso, confira este artigo que trará as informações completas.
Portanto, se você quer levar a vida de freelancer a sério e progredir, faça tudo como manda o figurino: abra a sua empresa!
Dessa forma, além de trabalhar legalizado, você pode contribuir para a previdência e garantir a aposentadoria e outros auxílios.
Organize suas finanças.
Para finalizar, nossas dicas, de como ser um freelancer de sucesso, o próximo passo é abrir uma conta jurídica.
Assim, você paga os custos da empresa por lá, como os impostos, contador (se tiver) além de receber por ela mesmo.
Então, lembre-se de que pessoa jurídica deve ser separada da pessoa física, sempre! Isso é fundamental para saber o quão rentável está sendo o seu negócio.
Afinal de contas, se você misturar o dinheiro da empresa com a sua conta corrente de pessoa física ficará bem difícil traçar um panorama de como os negócios estão indo.
Então, o que você achou dessas dicas de como se tornar freelancer? Coloque-as em prática e compartilhe conosco as experiências, nós vamos adorar saber!