Gastos e investimentos : qual a diferença ?
Muitas pessoas, simplesmente, não sabem a diferença entre gastos e investimentos. Há muita confusão entre esses dois conceitos, não é mesmo? Mas hoje iremos esclarecer isso para você. Assim, você saberá, exatamente, o que é gasto e o que é investimento. Quer saber mais? Então, confira abaixo!
Diferenças entre gastos e investimentos
O que são gastos?
Gastos são despesas com as quais você arca com, basicamente, duas finalidades: 1 – sobreviver (gastos com despesas essenciais, como as domésticas, por exemplo); 2 – gozar e dispor da sua renda (despesas com lazer, por exemplo).
E o que são investimentos?
Investimentos são despesas cuja finalidade é o retorno. Ou seja, trata-se de um valor aplicado a determinado fim rentável. Basicamente, há investimentos de curto, médio e longo prazo. E o que determina o tempo ideal de retorno do valor aplicado é o objetivo de cada.
Exemplos de gastos e investimentos
Agora que você já sabe a diferença entre gastos e investimentos, listamos para vocês alguns exemplos de cada um. Confira abaixo:
Gastos
– Alimentação
– Transporte para uso pessoal
– Contas domésticas
– Lazeres
– Compra de eletrônicos para uso pessoal
Investimentos
– Transporte para uso profissional
– Compra de produtos para uso profissional
– Aplicação em imóvel
– Despesas com saúde
– Despesas com educação
Mas lazer não é investimento também? Lazer não deveria ser gasto e investimento?
Então, em regra, lazer é gasto. Agora, se o seu contexto pessoal for de uma pessoa que é ansiosa, trabalha muito, precisa se forçar a descansar, etc… Neste caso, o lazer, para você, é como um remédio: investimento. Um ponto importante para lembrar aqui é o seguinte: muitas pessoas, levadas pela inconsequência do “só se vive uma vez” atribuíram ao lazer, em qualquer circunstância, o nome de investimento. Mas é preciso estar atento porque, às vezes, o lazer que você procura é apenas gasto. Principalmente, se for daquele tipo com o qual você precisa lidar na fatura do cartão do mês seguinte…
Gasto e investimento: qual a diferença entre pessoas que apenas gastam e pessoas que gastam e investem?
Bom, em geral, pessoas que apenas gastam, e não investem, são do tipo que nunca têm dinheiro para nada, sabe? Estouram o orçamento antes mesmo de receberem seus salários; fazem compromissos de longo prazo sem, sequer, ter uma reserva de emergência, etc. Já as pessoas que priorizam realizar investimentos, estas são muito mais equilibradas, vivem auferindo os retornos das suas próprias despesas e muito dificilmente passam por aperto. Isso porque, quem investe se protege.
E aí, o que achou deste artigo sobre diferenças entre gastos e investimentos? Conseguiu identificar o que você mais tem? Então, compartilhe conosco!