INSS ou Previdência Privada ?
Para escolher entre INSS ou Previdência Privada é preciso ter, antes de tudo, conhecimento a respeito do padrão de vida atual. Isso porque, se você tiver um padrão de vida muito alto, provavelmente, precisará contribuir com o INSS e contratar um plano de previdência complementar (privada), a fim de manter o mesmo padrão de vida na velhice.
Afinal, para os contribuintes do INSS, existe um teto de valores a receber que, nesta data, está em R$ 7.087,22. Isso significa que a autarquia federal não paga mais que isso a ninguém! Por isso, muitas pessoas, sobretudo as do alto escalão do serviço público e privado, têm optado por uma previdência privada, a fim de complementar a renda no futuro.
Mas qual a melhor opção para você? Já parou para pensar nisso? Senão, confira agora alguns parâmetros que podem te ajudar!
INSS ou Previdência Privada: qual escolher?
Em geral, os especialistas em finanças indicam que o mais adequado, a fim de ter uma vida confortável, na velhice, é contribuir com os dois planos previdenciários. Mas, como já dissemos, a necessidade disso depende muito do padrão de vida de cada um.
Características do INSS
– É preciso ter carteira assinada
– Acesso a benefícios como seguro-desemprego, auxílios para casos de acidentes e invalidez
– As regras previdenciárias são definidas pelo Governo Federal
– Não há rentabilidade nem flexibilidade no resgate
– O valor da contribuição varia de 8% a 11%
Outro fato importante sobre a previdência social é que ela não se submete à sua disciplina de guardar dinheiro. Isso porque o valor já é retido na fonte, o que pode ser uma grande vantagem para quem tem dificuldade de guardar dinheiro.
Características da Previdência Privada
– Não precisa de Carteira de Trabalho assinada
– Há rentabilidade (tanto a títulos de baixo risco, quanto aos de alto risco)
– Flexibilidade de resgate
– Os valores de contribuição podem ser aportados a títulos maiores que o INSS
É claro que uma previdência complementar que lhe renda valores razoáveis no futuro exige muita disciplina e organização financeira por parte do contribuinte.
Combinar o INSS com a Previdência Privada pode ser a melhor opção
Por conta dos prós e contras acima, os especialistas reforçam a questão da inteligência de unir as previdências, tanto social quanto privada. Já que você, se for trabalhador de carteira assinada, terá de contribuir com o INSS de qualquer jeito, que possa aumentar, pelo menos e se você quiser, a sua projeção financeira de proventos e, assim, ter uma vida de lazeres na velhice.
Essa decisão, é claro, deve levar em consideração suas condições atuais e seus planos para o futuro. Portanto, antes de optar entre INSS ou Previdência Privada, trace seu objetivo de vida.