Investir ou empreender ?
Investir ou empreender, qual a melhor opção?
Com o mercado de trabalho em baixa, as pessoas têm procurado outros caminhos, como, por exemplo, investir ou empreender. Apesar de serem caminhos alternativos ao trabalho formal, cada um à sua maneira demanda muita dedicação, auto compromisso, responsabilidades, etc.
Se você já se pegou pensando em escolher um desses caminhos, mas não sabe o que esperar deles, então este artigo é para você. Confira abaixo o que você precisa saber antes de decidir entre investir ou empreender.
Como é investir
Investir requer uma série de comportamentos. Confira abaixo os principais deles;
Estudo
O mundo dos investimentos requer, sobretudo, estudo. É preciso estar antenado e atualizado durante todo o tempo, a fim de saber, exatamente, onde e como aplicar o seu dinheiro. Por isso, ser investidor não tem nada a ver com estabilidade.
Dedicação
Se você alguma vez achou que investir é apenas aplicar o dinheiro e pronto, saiba que está muitíssimo enganado. Isso porque o investimento exige acompanhamento cotidiano. Afinal, é preciso estar atento aos padrões de risco que seu investimento corre, bem como aprimorar suas práticas de investidor.
Disponibilidade
Ser um investidor significa trabalhar a qualquer hora. Isso porque não há momento pré-definido para acompanhar seus resultados financeiros. É preciso estar atento o tempo todo, durante todos os dias, em relação às notícias e novidades do mercado financeiro, a fim de que você não seja pego de surpresa. Por outro lado, o investidor não fica preso a horários como costuma ocorrer com o empreendedor.
Como é empreender
Estudo e dedicação
Assim como investir, empreender envolve estudo e muito dedicação. Isso porque é preciso estar atento a tudo o que acontece no setor em que a empresa atua, a fim de mover estratégias para estar sempre à frente da concorrência.
Não se engane: um empreendedor de sucesso precisa saber de tudo! Precisa entender sobre gestão de pessoas, gestão financeira, gestão de estoque, etc. Enfim, tudo o que envolver a administração da empresa precisa estar sob o domínio, no mínimo teórico, do empreendedor.
Trabalho cotidiano
Investir ou empreender envolvem trabalho. Afinal, trabalho é uma entrega e isso há nas duas modalidades. A diferença é que o investidor trabalha apenas para si e o empreendedor trabalha para sua empresa. Entender isso, inclusive, é muito importante para o sucesso da sua jornada no empreendedorismo.
Responsabilidade
No universo dos investimentos, se você perder o dinheiro aplicado, você apenas compromete a sua própria renda. No mundo do empreendedorismo, entretanto, se você falhar, você falha consigo e com os seus colaboradores.
Por isso, empreender demanda uma carga muito maior de responsabilidade, pois envolve você, sua empresa e os colaboradores.
Investir ou empreender: veja os riscos de cada um
Os riscos do investimento são mais voltados aos casos em que o dinheiro é aplicado em renda variável, o que traz mais chances de ganhos, mas também mais riscos. Para compor uma carteira com menor risco possível a maioria dos investidores aposta na diversificação de aplicações, tentando mesclar os investimentos em renda fixa e renda variável.
Já no empreendedorismo, os riscos são relacionados à má gestão do negócio, que podem resultar em falência. Os principais erros que comprometem o crescimento da empresa, podendo levá-la à falência, são confusão patrimonial e ausência de controle financeiro.
E você, o que escolhe: investir ou empreender? Deixe seu comentário aqui!