Motivos para abrir a própria empresa
Se você for daquele tipo de funcionário proativo e criativo, para você pode haver muitos motivos para abrir a própria empresa. Isso porque esse perfil de funcionário, geralmente, está mais para dono do negócio do que empregado dele. Será que este é o seu perfil? Se sim, pode ser que você esteja pensando, ou já tenha pensado, em abrir seu próprio negócio. E se você estiver, realmente, nessa vibe, mas sem coragem de ir adiante, então este artigo é para você. Veja agora 5 motivos para abrir a própria empresa!
5 motivos para abrir a própria empresa
1 – Liberdade para colocar em prática suas ideias
Um dos grandes motivos para abrir a própria empresa, sobretudo para pessoas que têm um perfil mais proativo, é a liberdade de criar e tentar. Isso porque, quanto trabalhamos para alguém, é muito comum que os “patrões” resistam a mudanças e inovações, principalmente se for uma empresa pequena. Manter-se nesse tipo de ambiente de trabalho é limitar a si mesmo e, talvez, deixar de lado um plano que pode lhe render sucesso profissional efetivo.
2 – Autonomia para tomar decisões
Pouquíssimas empresas oferecem aos seus funcionários condições de trabalho abertas ao desenvolvimento da empresa. Geralmente, principalmente em empresas pequenas, é o famoso “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Sabe quando você está vendo que determinado processo de trabalho, simplesmente, não funciona, mas seu chefe se recusa a mudar? Já passou por isso? Pois, bem. Ao abrir sua própria empresa, você passa a ter liberdade para corrigir e inovar nos processos de trabalho, determinando os melhores rumos de acordo com o objetivo do seu negócio.
3 – Você escolhe e monta o seu time
Este é um dos mais fortes motivos para abrir a própria empresa. Afinal, quem nunca teve que trabalhar com gente relapsa e preguiçosa que mais atrapalhava que ajudava a equipe? Péssimo, não é? Mas ninguém irá levar queixas, ainda mais desse tipo, ao patrão. Ao gerir seu próprio negócio, os critérios de seleção, admissão e permanência em sua empresa serão elaborados por você, de acordo com os objetivos, missões e valores do seu negócio.
4 – Flexibilidade de horário
Aqui, é importante desmitificarmos uma coisa: dono de empresa trabalha muito! A diferença é que mais flexibilidade nos horários. Mas é preciso, sim, estar na empresa, rigorosamente, todos os dias, acompanhando de perto todo o trabalho. Dito isso, é importante lembrar, ainda, que é por meio da flexibilidade de horários que os gestores de negócios têm tempo e espaço para adquirir novos conhecimentos, qualificando-se e buscando estar por dentro das atualizações do mercado.
5 – Você não fica limitado ao teto do salário
Por fim, um dos melhores e mais convincentes motivos para abrir a própria empresa: grana! É claro que você também trabalha muito – muito mesmo – mas a recompensa vem, não é mesmo? Afinal, ao ser dono do próprio negócio, você irá realizar a gestão financeira da sua empresa, controlando os valores do capital de giro, do fluxo de caixa e, principalmente, do seu pró-labore.
Ao realizar esse controle, você saberá exatamente quanto poderá tirar, a cada mês, de acordo com os resultados mensais. Há gestores, inclusive, que limitam seu pró-labore a 30% dos rendimentos brutos do negócio e estabelecem margens de aumento à medida em que o lucro sobe. Seja como for, ao ser dono do próprio negócio você não se limitará ao salário que é mesmo, não importa o que você faça além das suas funções…
E aí, quais os seus motivos para abrir a própria empresa? Deixe seu comentário!