EMPREENDEDORISMODINHEIROEDUCAÇÃO FINANCEIRA

Nota Fiscal

Importância da nota fiscal: veja 5 motivos para emiti-la

Uma das responsabilidades das quais os empreendedores mais procuram se esquivar é a emissão de nota fiscal. Isso por conta dos custos que ela representa para a empresa, o que faz com que os empreendedores optem por assumir o risco de não as emitir. Riscos esses, aliás, que não são poucos!

Pensando nisso, selecionamos para você, empreendedor, alguns dos motivos que endossam a importância a emissão dela para a sua empresa. Confira abaixo!

5 motivos que ressaltam a importância de sua empresa emitir nota fiscal

1. Organização financeira e contábil

A emissão de nota é um dos pilares da organização financeira e contábil de qualquer empresa. Isso porque se trata de um documento que nada mais é que o registro de cada entrada e saída do seu negócio. Assim, é possível, por meio das notas fiscais, apurar não só o fluxo de entradas e saídas, como também recuperar todo o histórico de transações, o que facilita e muito o trabalho da sua contabilidade.

2. Segurança para fornecedores e clientes

Ela é, basicamente, um documento de identificação de compras e vendas. Sendo assim, ao emiti-la o cliente e o fornecedor têm uma comprovação de compra/venda, o que facilita o exercício de direitos, como trocas e reembolsos, por exemplo.

3. Credibilidade

Uma empresa que emite nota passa confiança para os seus clientes e também para o mercado no qual atua. Isso porque se para aqueles facilita o eventual exercício de direitos consumeristas, para estes assegura que os tributos estão sendo pagos da maneira correta.

4. Segurança para resguardar o direito ao protesto de dívidas

Se a emissão de nota representa segurança para o mercado, para clientes e fornecedores, não é diferente no caso da própria empresa. Isso porque é por meio das notas fiscais que as empresas podem, por exemplo, realizar o protesto de dívidas, a fim de vencer a inadimplência com a qual a maior parte do comércio tem de lidar.

5. Segurança logística

Você sabia que uma mercadoria sem nota é uma mercadoria suscetível a apreensões? Pois é… imagine o risco que o seu negócio corre ao estocar mercadorias que não possuem nota fiscal. Imagine o risco para o desenvolvimento da sua empresa.

Por isso é que a emissão de nota fiscal assegura a logística de armazenamento e transporte dos produtos com os quais a sua empresa trabalha.

Como emitir nota fiscal?

Antes de qualquer coisa, é preciso se certificar a respeito do credenciamento fiscal da sua empresa. Isso para saber qual tipo de nota ela está obrigada a emitir. Quanto à forma de emissão, atualmente, a maior parte dos negócios recorre a utilização de softwares, que são integrados aos sistemas da empresa. Mas é possível fazê-lo também via plataforma online, como é o caso do site da Sebrae.

Para saber qual tipo você precisa emitir, bem como qual o meio mais adequado para emissão, consulte a sua contabilidade.

Tipos de nota fiscal

Atualmente, trabalha-se com 3 tipos de nota fiscal: Eletrônica de Serviços (NFS-e), Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e) e Nota Fiscal Eletrônica de Produtos ou Mercadorias (NF-e).

O que achou deste artigo sobre a importância de emitir nota fiscal? Deixe seu comentário!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo