Como organizar o dinheiro do seu negócio
Um dos principais desafios dos gestores é em relação a como organizar o dinheiro do negócio. Isso porque pode parecer simples, mas a organização financeira de um empreendimento requer muito controle por parte do administrador. E esse controle, é claro, exige gestão. Aliás, a organização é o primeiro passo da gestão financeira de qualquer negócio. Portanto, é inadiável.
Se você ainda estiver com dificuldades para organizar o dinheiro do seu negócio, confira abaixo as 5 dicas que nós elencamos para você, empreendedor!
5 dicas de como organizar o dinheiro do seu negócio
1. Separe as finanças pessoais das finanças profissionais
O primeiro passo para organizar o dinheiro do seu negócio é criar mecanismos para evitar a confusão patrimonial. O primeiro passo para isso é abrir uma conta própria do negócio, na qual toda a movimentação financeira seja concentrada.
Esta é a dica mais básica, mas a mais eficaz quando se trata de organizar as finanças da sua empresa. Afinal, a confusão patrimonial – que é a ausência de separação dessas contas – é um dos principais gatilhos para a falência das empresa, no Brasil.
2. Realize um planejamento financeiro mensal e anual
Depois de manter separadas as contas, é hora de planejar. O planejamento financeiro é, na prática, a construção de um orçamento, que deve ser realista, objetivo, pragmático e, sobretudo, realizável.
Por isso, no começo de cada ano e de cada mês, planeje o gerenciamento de entradas e saídas que integram a movimentação ordinária do seu negócio.
3. Estabeleça o seu pró-labore ao organizar o dinheiro
Esta também é uma dica básica, mas que a maior parte dos gestores desconhece. E sabe por quê? Porque quando uma pessoa abre um negócio, ela o faz para que o negócio lhe sirva, e não para que ela sirva ao negócio. Essa mentalidade é responsável pelo não desenvolvimento de diversas empresas que acabam incorrendo na confusão patrimonial.
Para evitar isso, você deve estabelecer seu pró-labore. Ou seja, o seu salário. Afinal, você trabalha para sua empresa. Com isso, você não corre o risco de desorganizar as finanças do seu negócio, misturando contas.
4. Utilize instrumentos que facilitam a gestão financeira
Atualmente, cadernos e planilhas já não dão mais conta da complexidade que é a gestão financeira de um negócio. Por isso, muitas empresas, incluindo as pequenas, contratam sistemas de gestão financeira para ajudar no gerenciamento das finanças.
No mercado, há diversas opções de softwares, mas é preciso ter cuidado na hora da contratação. Isso porque é importante saber, exatamente, quais serviços se está contratando, pois as funcionalidades do software precisam atender a realidade do seu negócio.
5. Não negligencie o capital de giro ao organizar o dinheiro
Por fim, umas das dicas mais importantes para organizar o dinheiro do negócio. Isso porque o capital de giro é, basicamente, a reserva de emergência da empresa. Sem ele, a tendência é que as contas se desorganizem, pois havendo qualquer imprevisto sem que haja dinheiro em caixa para cobri-lo, o gestor recorre ao próprio bolso ou desonra outros compromissos da empresa.
Portanto, montar o capital de giro é uma questão de responsabilidade financeira, pois é preciso estar preparado para imprevistos, de modo a garantir a continuidade do negócio.
E a sua empresa, empreendedor? Está seguindo estas dicas de organização financeira empresarial? Compartilhe sua experiência conosco!
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