Por que meu dinheiro não sobra?
Uma pergunta muito recorrente na cabeça das pessoas é “por que meu dinheiro não sobra”? Afinal, grande parte dos brasileiros corre atrás de rendas extras para complementar seu orçamento. E isso tem sido cada vez mais comum também em um contexto antes improvável: dos profissionais com ensino superior. Mas, então, qual a questão? Ganhamos pouco ou gastamos mal? Quer descobrir qual o seu caso? Então, confira agora 5 prováveis respostas para a pergunta “por que meu dinheiro não sobra?”.
5 prováveis razões por que meu dinheiro não sobra
1. Falta de planejamento
Você que ganha acima de 3k e está se perguntando “por que meu dinheiro não sobra?”. Talvez, o seu caso seja a falta de planejamento. Isso porque 3 mil reais por mês não é uma fortuna, é claro, mas é dinheiro com o qual é possível, pelo menos, se organizar. Logo, se você ganha isso, e ainda assim lhe falta grana no final do mês, talvez você, simplesmente, não tenha planejamento nem controle do seu dinheiro.
2. Gasto maior que a renda
Outra provável resposta para sua pergunta “por que meu dinheiro não sobra?” é a desproporção entre gasto e renda. Essa resposta é diretamente relacionada à falta de planejamento, pois, se você gasta mais do que ganha é óbvio que não vai sobrar no final do mês. Mas, como você não tem planejamento nem controle, vai gastando sem perceber até ultrapassar o orçamento.
3. Falta de prioridade
Se há uma coisa que precisamos ter na vida essa coisa se chama prioridade. E com o dinheiro não é diferente. Aliás, é até mais importante. Isso porque, como se sabe, dinheiro na mão é vendaval. Portanto, é preciso saber o que se quer e para que se quer o dinheiro, a fim de melhor aplicá-lo. Com prioridade, sua despesa não é gasto, é investimento; com prioridade, seu dinheiro não falta, rende.
4. Excesso de dívidas
Outra possibilidade de resposta para sua pergunta “por que meu dinheiro não sobra” é a existência de muitas dívidas. Você costuma assumir dívidas de longo prazo? Qual o valor mensal dessas dívidas? Ao contrastar isso com sua renda, ficará claro se o problema é, realmente, o excesso de dívidas que sua renda tem de suportar.
5. Renda baixa
Agora, se você é uma pessoa mais ou menos organizada, tem prioridade, não tem dívidas e, mesmo assim, seu dinheiro não sobra no final do mês… talvez você ganhe pouco. Para saber se você ganha pouco, é simples: some todas suas despesas essenciais (aquelas que vão continuar existindo você tendo ou não emprego) e subtrai por sua renda. Assim, você saberá se, realmente, ganha pouco.