O que é portabilidade de crédito?
A portabilidade de crédito tem sido uma opção considerada por muitos clientes bancários que realizam operações de crédito, como empréstimos e financiamentos. Isso porque, ao descobrirem que podem honrar suas dívidas com condições mais vantajosas, em outros bancos, esses clientes optam por migrá-las, a fim de, muitas vezes, não acabar se endividando completamente.
Assim, se você contratou um empréstimo ou um financiamento, e não sabe se vai dar conta de pagar, saiba que a sua melhor alternativa pode ser a portabilidade de crédito. Confira o porquê!
O que é portabilidade de crédito?
A portabilidade de crédito nada mais é que a transferência de operações de crédito (como empréstimo e financiamentos) de um banco para o outro. A pessoa que contratou o empréstimo pode fazê-la a qualquer momento indicando, como motivos da transferência creditícia, questões como a qualidade do atendimento e as taxas de juros cobradas.
Isso porque essa possibilidade de migração de dívidas foi pensada, pelo Banco Central, como uma forma de aumentar a concorrência entre os bancos. Dessa forma, esse procedimento tem de ser vantajoso para o cliente, logo, a troca de dívidas não pode resultar em valores mais caros.
A instituição credora de origem pode negar a portabilidade?
Não! Essa é uma das principais regras da portabilidade de crédito. É importante lembrar apenas que o banco com o qual você fez a operação de crédito poderá fazer uma contraproposta, a fim de manter o cliente.
Além disso, é preciso lembrar também que o banco para o qual você pretenda migrar não está obrigada a aceitar a portabilidade, ok? Para isso, a instituição precisa apenas informas os motivos da recusa por escrito e com base no Código de Defesa do Consumidor.
Como fazer portabilidade de crédito?
Para proceder à portabilidade de crédito, antes de qualquer coisa, é preciso conhecer a sua dívida. Logo, é preciso sabre de tudo que a compõe, bem como condições de pagamento. Para isso, a pessoa interessada em realizar a portabilidade terá, num primeiro momento, de solicitar ao banco – com o qual se contratou a operação – as seguintes informações:
1 – Saldo devedor atual
2 – Quantidade de parcelas a vencer
3 – Valor de cada parcela
4 – Taxa de juros (mensal e anual)
5 – Custo efetivo total (CET)
6 – Condições do contrato
Ao ter essas informações – que devem ser fornecidas em até 15 dias – será possível buscar outras instituições financeiras, a fim de verificar se elas estão dispostas a cobrir a oferta do banco com taxas mais baratas. Portanto, procure para comparar! É possível, em alguns bancos, simular quais seriam as condições da portabilidade de forma direta, pelo site ou pelo aplicativo.
A transação de portabilidade de crédito tem custo?
Não. Essa operação é isenta de custos e não prevê a cobrança de tarifas para a sua efetivação, exceto nos casos de transferências de crédito imobiliário.
Quem pode considerar fazer portabilidade de crédito?
Qualquer pessoa física que tenha contratado uma operação de crédito junto a alguma instituição financeira. Mas lembre-se de que sempre é preciso consultar as condições do seu contrato com a instituição de origem, a fim de saber se há parcelas mínimas, prazos etc.