Viver em paz com o cartão de crédito
Em tempos de níveis recordes de endividamento da população, aprender a viver em paz com o cartão de crédito é fundamental para não fazer parte dessa estatística. E aprender a viver em paz com o cartão de crédito exige, antes de tudo, disposição para descontruir certas ideias enraizadas a respeito de como lidar com dinheiro. Se você está tendo problemas com o uso do seu cartão de crédito e quer abandonar de vez este sufoco todo fim de mês, este post é para você. Confira agora 5 dicas de como viver em paz com o cartão de crédito!
5 dicas infalíveis de como viver em paz com o cartão de crédito
1. Ter só um cartão de crédito
A dica mais importante para que você consiga viver em paz com o cartão é criar condições para isso. E a condição primordial é ter apenas um cartão de crédito. Jamais cometa o erro de ter mais de um cartão. Isso porque ter mais de um cartão dificulta muito o seu controle financeiro e cria, para você a ideia de ter mais crédito do que você realmente tem. Portanto, acumule seus gastos todos em um só cartão.
2. Controle de gastos
Para viver em paz com o cartão de crédito, é essencial ter controle a respeito de toda a sua despesa. Assim, organize sua vida financeira. Comece anotando todos os seus gastos mensais e, ao lado dessa informação, inclua o valor da sua renda. Com isso, você saberá exatamente quanto poderá gastar, o que fará com que você tenha muito mais controle na hora de usar o cartão de crédito.
3. Cuidado com parcelamentos excessivos
Uma das formas que as pessoas desorganizadas financeiramente encontram para consumir sem sentir o peso do gasto é parcelar excessivamente. Só que, apesar de o parcelamento ser uma opção interessante para viabilizar determinadas aquisições, é preciso saber compatibilizar a quantidade de parcelas com o valor de cada uma. Não se engane achando que parcelar para 12 vezes será um bom negócio só porque você pagará 50,00 reais por mês… Isso porque você sempre irá realizar novos gastos e eles irão se acumulando e aumentando ainda mais o valor da sua fatura. Portanto, parcele o necessário em valor razoáveis de se pagar por mês.
4. Não emprestar a ninguém
Dica de ouro para você que quer viver em paz com o cartão de crédito! Nunca empreste o seu cartão a ninguém! Isso porque emprestar o cartão não é somente emprestar o crédito, é também emprestar o seu nome. Logo, evite emprestá-lo e, se precisar, invente desculpas como “o limite está cheio”, “vou precisar usar o limite”, etc. Se não adiantar usar desculpas assim, diga logo que você não empresta e pronto. Afinal, melhor ser grosso com o nome limpo do que ser gentil com o nome sujo, não é mesmo?
5. Sempre pague o valor total
Todas essas dicas estão atreladas umas às outras, como você pode ver. E esta última principalmente, pois para não correr o risco de não pagar o valor total da sua fatura, você precisa ter, na fatura, um valor razoável, que você consiga pagar. E isso exige controle! Não pagar o valor total irá fazer o remanescente sofrer juros e multas que deixarão a conta muito mais cara!